Hotel SPaventura Ecolodge

Contato/Contact Us

Use este formulário para entrar em contato conosco.

Use the form on the right to contact us.

 

Fazenda Morros verdes, S/N - Bairro Terra boa
Ibiúna, SP, 18150-000
Brazil

(11) 3132-6780

Hotel SPaventura Ecolodge fica perto de São Paulo. Um hotel para crianças com trilhas, cavalgadas e muitas atividades. Nossos chalés sustentáveis são integrados à natureza e proporcionam luxo e conforto para os hóspedes que procuram turismo sustentável no brasil. Pacotes especiais para feriados, Natal e Ano Novo.

_MG_2703.JPG

Birdwatching Mata Atlântica Brasil

O SPaventura conta com mais de 295 hectares de Mata Atlântica, inserido dentro da área de proteção ambiental (APA de Itupararanga), que garante abrigo a muitas espécies circularem. Já foram catalogadas mais de 158 espécies de aves.

Observação de pássaros - Birdwatching

Aves da Mata Atlântica

“Aves da Mata Atlântica: Nascentes de Itupararanga” é um material didático do Projeto CEDRUS – Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável - ligado ao Programa Redes Ecológicas do IPESA – Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais. A realização deste material contou com o patrocínio do SPaventura Ecolodge.

Para a elaboração deste material foram realizados registros durante 16 meses, em diferentes épocas dos anos de 2009 e 2010, na Fazenda Morros Verdes, bairro do Verava, zona rural do município de Ibiúna/SP. A região pesquisada caracteriza-se como um importante fragmento de Mata Atlântica inserido na Zona de Conservação da Biodiversidade da APA de Itupararanga.

O SPaventura conta com 260 hectares localizados no corredor ecológico da Serra de Paranapiacaba, entre a Reserva Florestal do Morro Grande e o Parque Estadual do Jurupará. Os ambientes naturais são muito distintos com altitudes que variam de 920m a 1.000m, com trechos de Mata Atlântica submontana em diversos estágios, lagos, pastos, pântanos e inúmeras nascentes como a do Rio Sorocabuçú, um dos principais rios formadores da Represa de Itupararanga.

 

Observação

As espécies inseridas neste Guia fazem parte da Lista de 158 espécies levantadas no período de agosto de 2009 à novembro de 2010. As observações ocorreram nos períodos da manhã e da noite em diferentes ambientes naturais.

Os equipamentos utilizados para o levantamento foram:
Binóculos: para a identificação detalhada da coloração, bico, vôo e comportamento.
Gravador: através da vocalização das aves como: os cantos, pios, chamados e gritos de alarme, diferenciam-se as espécies similares morfologicamente.
Câmeras fotográficas: indispensável para registrar e filmar as aves.
Guias de campo: são de grande utilidade, pois possuem desenhos ou fotografias das aves da região para identificação das espécies no campo.

 

PARCEIROS: