Hotel SPaventura Ecolodge

Contato/Contact Us

Use este formulário para entrar em contato conosco.

Use the form on the right to contact us.

 

Fazendas morros verdes, S/N Terra boa
Ibiúna, SP, 18150-000

11 3042-6838

Hotel SPaventura Ecolodge fica perto de São Paulo. Um hotel para crianças com trilhas, cavalgadas e muitas atividades. Nossos chalés sustentáveis são integrados à natureza e proporcionam luxo e conforto para os hóspedes que procuram turismo sustentável no brasil. Pacotes especiais para feriados, Natal e Ano Novo.

mudas.jpg

Hotel Sustentável

O SPaventura Ecolodge ficou em 3° lugar na sua categoria do Prêmio ISTOÉ Empresas + Conscientes do Brasil em 2015. Nós levamos a sério o desenvolvimento de práticas sustentáveis a fim de reduzir os impactos ambientais e conscientização de que é possível esta integração homem e natureza.

Sustentabilidade

O SPaventura Ecolodge foi o 3° lugar na categoria Startup do Prêmio ISTOÉ Empresas + Conscientes do Brasil de 2015. Com práticas sustentáveis a fim de reduzir os impactos ambientais como Reflorestamento através do agroflorestamento, adoção da energia solar, cultivo orgânico, aproveitamento das águas da chuvas e tratamento de efluentes. Acredita no desenvolvimento sustentável da região, adquirindo alimentos produzidos na região e também contratando mão de obra local. 

Reflorestamento - Plantio de mudas

O SPaventura Ecolodge faz o plantio de árvores nativas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. As mudas são cultivadas aqui mesmo no hotel ou compradas de agricultores vizinhos e depois plantadas em áreas degradadas. Havendo interesse, o próprio hóspede pode ajudar no plantio.

O Sistema Agroflorestal (SAF) é um sistema de uso e ocupação do solo em que árvores nativas, plantas herbáceas arbustivas, culturas agrícolas e/ou animais fazem parte de uma mesma unidade, conciliando conservação e produção. Constituindo uma excelente opção de manejo sustentável da terra.


Manejo consciente da madeira

A sustentabilidade do hotel também passa pela oficina de marcenaria. Utilizando apenas madeira de reflorestamento, plantada na própria fazenda, aqui é feita a construção dos belos móveis que decoram o hotel. Nada é desperdiçado. Os resíduos de serragem são reciclados para forrar as baias dos cavalos, cascas de pinus são reutilizadas no paisagismo e os restos de cavaco para a compostagem da horta.

 

 


Energia Solar - Usina Fotovoltaica

A radiação solar no Brasil é abundante, porém pouco aproveitada para geração de energia. O sistema implantado aqui no SPaventura Ecolodge pode ser considerado um dos maiores projetos em área privada do estado de São Paulo.

A usina de energia solar contempla 168 placas (foi o primeiro Hotel Fazenda da América Latina a utilizar energia solar) com capacidade para gerar 5000 quilowatts/mês, atendendo a todo o poliesportivo todo(Jacuzzi, Piscina, Sauna, Iluminação e equipamentos). O excedente da produção de energia é redistribuído na rede elétrica convencional (on-grid). Com a energia solar, evitamos a emissão de mais de 15 toneladas de CO2 na atmosfera.

A tecnologia, além de econômica e com baixo custo de manutenção, é limpa, sem gerar poluentes para o meio ambiente. Sem contar que é uma fonte renovável, que nunca se esgota.


Captação e tratamento da água

Chale sustentável

A água que utilizamos é preferencialmente captada das chuvas, os chalés possuem calhas em seus telhados e a água é direcionada para cisternas. Após passar por um sistema de filtros e um processo de ozonização, para garantir a sua potabilidade, esta água abastece aos chalés.

Como hotel está em um local com muitas nascentes e altíssimos índices de chuva, nossa preocupação é evitar a contaminação do ambiente por esgoto doméstico, então sistemas biológicos que tratam a água com a ajuda de microrganismos e plantas.

 

Sustentabilidade no SPaventura Ecolodge

 

Veja o que o SPaventura faz e entenda mais sobre um Ecolodge.

 

SUSTENTABILIDADE NO ESCRITÓRIO

Assim como no hotel, o escritório comercial do SPaventura (Granja Vianna-SP), também adota atitudes conscientes:

  • Utilizamos, na maioria, notebooks que consomem menos energia do que computadores. Desligando-os sempre quando não utilizados (horário de almoço e pós expediente);
  • Impressora com sistema de reservatório de tinta, deste modo evitamos o consumo e descarte de cartuchos;
  • Utilização de papel reciclado, com pelo menos 25% de aparas (pós-consumo) em sua composição;
  • Impressão em modo econômico e sistema frente e verso, apenas quando necessário. Reutilização de folhas como rascunho e ao invés de descartar, refilamos e utilizamos as tiras para acomodar objetos em postagens, substituindo assim o uso de plástico bolha;
  • Utilização de copos individuais evitando a compra e descarte de copos descartáveis (plásticos);
  • Todo o lixo é separado e levado para pontos de reciclagem. Apenas o lixo não reciclável é descartado.

São pequenas mudanças no dia a dia como estas, que contribuem para um planeta melhor.

hotel para eventos