Hotel SPaventura Ecolodge

Contato/Contact Us

Use este formulário para entrar em contato conosco.

Use the form on the right to contact us.

 

Fazenda Morros verdes, S/N - Bairro Terra boa
Ibiúna, SP, 18150-000
Brazil

(11) 3132-6780

Hotel SPaventura Ecolodge fica perto de São Paulo. Um hotel para crianças com trilhas, cavalgadas e muitas atividades. Nossos chalés sustentáveis são integrados à natureza e proporcionam luxo e conforto para os hóspedes que procuram turismo sustentável no brasil. Pacotes especiais para feriados, Natal e Ano Novo.

Volume Vivo

Volume Vivo

VOLUME VIVO é um projeto independente de curadoria de notícias e produção de conteúdo sobre questões da água (vídeo e mídias sociais).

A partir da ideia de propor uma reflexão sobre o uso da água e do solo durante a crise de abastecimento hídrico na Grande São Paulo, em 2014 foi feita uma campanha de financiamento coletivo para produzir uma websérie de três capítulos (disponibilizada gratuitamente na internet), com objetivo de informar a população sobre as reais ameaças da estiagem na região. Isto é: veicular informações que a grande mídia, na época, não estava abordando.

A falta de transparência na gestão de recursos hídricos, a lógica da oferta inesgotável e a importância das florestas na produção de água são as principais questões que a websérie traz em seus três episódios temáticos.

Como a ameaça à segurança hídrica na região está longe de se transformar em “águas passadas”, o projeto VOLUME VIVO decidiu continuar investigando e reportando as causas e as consequências da escassez da água, fruto do desrespeito da nossa sociedade aos ritmos e aos ciclos da natureza.

Deste modo, o projeto dedica-se a reunir e a compartilhar informações sobre a gestão da água nas cidades brasileiras, com foco no estado de São Paulo,  apontando, sempre que possível, alternativas para ampliar a segurança hídrica em nível nacional.

O projeto foi idealizado por Caio Ferraz,  diretor da websérie e do web-doc Entre Rios, que o coordena em parceria com a jornalista Ana Rosa Colhado.

Colaboraram na websérie os seguintes produtores audiovisuais: Aline Marques, Alexandre Cristófaro, Andrei Moyssiadis, Diego Lajst, Fernanda Sindlinger, Luiz Romero, Marcos Bruvic, Paulo Plá, Renato Helena, Rogério Lima e Rogério Nunes.

O projeto VOLUME VIVO é uma das 60 entidades que e compõem a Aliança pela Água, articulação da sociedade civil, criada em 2014, para enfrentamento da crise hídrica em São Paulo e construção de uma “Nova Cultura de Cuidado com a Água” no Brasil.

O projeto é apoiado pelo SPaventura - Ibiúna e Bananal - Ubatuba.

Volume Vivo - PArte 1

Com imagens de noticiários televisivos, depoimentos de especialistas e de quem já convive com o racionamento “não oficial” de água narra a resistência do governo paulista em admitir a gravidade da crise hídrica e a falta de transparência ao não informar a população sobre as consequências dos baixos níveis do reservatório Cantareira, responsável pelo fornecimento de água a 49% da população da Grande São Paulo.

Volume Vivo - PArte 2

“A ÁGUA DE DENTRO”, segundo episódio da websérie do projeto VOLUME VIVO, expõe as possíveis consequências de uma gestão de recursos hídricos que tem como lógica buscar água cada vez mais longe ao mesmo tempo que negligencia as fontes de água próximas. Essa dinâmica, perpetuada desde o início da urbanização, leva São Paulo a recorrer a fontes de água em bacias hidrográficas vizinhas, ignorando os conflitos gerados pelas transposições, enquanto os rios e represas de sua própria bacia sofrem com a poluição.

Volume Vivo - PArte 3

“DE ONDE VEM A ÁGUA”, terceiro episódio da websérie do projeto VOLUME VIVO, mostra como o modo de uso e ocupação do solo no Brasil, marcado fortemente pelo desmatamento, não considera os biomas locais e seus serviços ecossistêmicos. Por meio de entrevistas com especialistas, o documentário explica como o ritmo da água vem se alterando e impactando os ciclos de chuvas locais e a fixação de água no continente.

 

Patrocínio: 

Bananal e SPaventura